quarta-feira, 23 de março de 2011

Investigação - Impacto de alterações do local de administração de vacinas em gatos

Entre as vacinas para gatos comercializadas actualmente, aquelas que são contra a raiva e contra o vírus da leucemia felina (FeLV) têm sido as mais frequentemente implicadas no desenvolvimento de sarcomas.
Classicamente, as vacinas eram administradas na região interescapular, local mais comum de desenvolvimento de sarcomas presumivelmente relacionados com a injecção. Numa tentativa de recolher mais dados sobre as vacinas mais associadas ao desenvolvimento de tumores, bem como de ajudar o controlo dos gatos afectados, a Vaccine-Associated Feline Sarcoma Task Force publicou novas recomendações em 1996 relativamente aos locais recomendados para a vacinação dos felinos.
Foi pedido aos veterinários que passassem a administrar as vacinas em locais padronizados: a vacina contra a raiva na região posterior da perna direita, as vacinas contra o FeLV na região posterior da perna esquerda e as vacinas contendo antigénios de herpesvírus-1 felino, calicivirus felino e vírus da panleucopenia felina, com ou sem antigénios Chlamydia, na espádua direita. Por outro lado, as vacinas devem ser administradas nos membros em posição distal quanto possível, esperando que nos animais afectados a amputação possa constituir uma opção de tratamento definitivo.
O objectivo deste trabalho foi comparar os locais de injecção de vacinas presumivelmente relacionados com o desenvolvimento de sarcomas diagnosticados entre 1990 e 1996 comparativamente aos diagnosticados entre 1996 e 2006. Os autores identificaram retrospectivamente 392 gatos com diagnóstico presumível de sarcoma no local de injecção. Embora o local de desenvolvimento de neoplasia mais comum tenha sido, durante todo o período estudado, a região interescapular, a ocorrência de sarcomas neste local diminuiu significativamente de 53,4% para 39,5% depois de 1996. Ao longo do tempo registou-se também uma alteração da percentagem de tumores detectados em posição cranial vs. caudal ao diafragma: antes de 1996, 76% vs. 24% dos sarcomas do local de injecção eram craniais e caudais ao diafragma, respectivamente; por outro lado, depois de 1996, estes valores sofreram uma alteração para 60% e 40%, respectivamente. Os autores do estudo ainda determinaram que, a proporção de tumores com origem nas regiões laterais do toráx diminuiu significativamente e que os diagnosticados no membro torácico direito, membros pélvicos e regiões laterais do abdómen aumentaram significativamente, especialmente do lado direito.

Comentário:

Os sarcomas associados à vacinação são uma causa rara mas temida de morbilidade e mortalidade em gatos.
Trabalhos anteriores referiram uma prevalência entre 1 e 10 por 10.000 gatos. Embora este trabalho careça de uma prova definitiva da vacinação como causa presumível de sarcoma no local de injecção e não inclua a revisão histológica dos tumores para identificar características específicas, é pouco provável que a epidemiologia dos sarcomas de ocorrência natural (i.e. os não associados com a vacinação) se altere naquele período de tempo.
Os resultados deste trabalho sugerem que muitos veterinários aderiram às recomendações da Vaccine-Associated Feline Sarcoma Task Force de 1996. Sugerem também que a vacina contra a raiva pode ser mais oncogénica. Depois de 1996, quando foi possível associar localizações específicas a vacinas específicas, o membro posterior direito, que é recomendado para a vacinação contra a raiva, foi o local mais frequente de desenvolvimento de sarcomas.
Infelizmente, uma grande preocupação com origem neste trabalho foi a ocorrência crescente de sarcomas no local de injecção na face lateral do abdómen, que podem necessitar de um tratamento mais agressivo (ressecção da parede corporal, excisão de órgãos internos) e de controlo pós-operatório mais intenso (radioterapia adjuvante mais difícil), do que o necessário na região interescapular. Assim, é de reiterar a necessidade, referida pelo autor, de injecção de vacinas na região distal dos membros. O autor sugere que devido à flacidez e elasticidade da pele dos gatos, a administração de vacinas a um gato agachado, no que parece ser o membro pélvico, é na realidade uma injecção abdominal lateral porque a pele desvia-se para a face lateral do abdómen quando o gato está em estação.
Neste trabalho não foram estudadas marcas específicas de vacinas ou factores associados à administração de vacinas. São necessários mais trabalhos que avaliem outros aspectos dos protocolos de vacinação dos felinos, incluindo o impacto da extensão dos intervalos vacinais, a possibilidade de identificação de gatos com um risco superior de desenvolvimento de sarcomas do local de injecção e a utilização de vacinas de antigénio único e o seu efeito provável no desenvolvimento de sarcomas do local de injecção.


Fonte: Veterinary Medicine

2 comentários:

  1. Basicamente...
    Gato com fibrossarcoma na zona interescapular para exérese tumoral = Está "tramado" =/
    Gato com fibrossarcoma em membros = Amputação >>> Muito melhor prognóstico!!!

    Eu tenho o hábito de nunca dar na região interescapular... mas quando são animais agressivos DEPENDE, nem sempre toleram a manipulação...

    Continua Rita, tens abordado temas muito interessantes... ;))

    Beijinho*
    Carina

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Carina :) Já tenho uma série de artigos seleccionados para postar :D

    ResponderEliminar